O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo está dando “os últimos retoques” em uma nova modalidade de crédito imobiliário voltada para a classe média. A declaração foi feita em entrevista à TV Record nesta terça-feira, 24.
“É uma ideia muito interessante e está em desenvolvimento neste momento. Vem sendo gestada há muitos meses, ainda tem a reta final de ajustes, com o Banco Central, o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal. Estamos dando os últimos retoques”, complementou o ministro.
Haddad esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil Rui Costa, o presidente da Caixa Econômica Federal Carlos Vieira e o presidente do Banco Central (BC) Gabriel Galípolo para discutir alternativas de financiamento imobiliário de longo prazo.
A iniciativa surge diante da escassez de recursos da caderneta de poupança, principal fonte de funding do setor. O governo busca soluções estruturais para garantir a sustentabilidade do modelo nos próximos anos.
O foco é aprimorar a linha de crédito corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), lançada em 2019. A nova estrutura permitirá transferir aumentos do IPCA para o saldo devedor, evitando alta das parcelas mensais.
Essa medida reforça o compromisso do governo em estimular o mercado imobiliário e tornar o acesso à moradia mais facilitado para a classe média brasileira.
A expectativa é que a nova modalidade de crédito imobiliário traga um aquecimento para o setor, incentivando a construção civil e a geração de empregos, além de possibilitar que mais famílias de classe média realizem o sonho da casa própria com condições mais favoráveis.
Fonte: Estadão Conteúdo e Investing
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.