Após um ano de euforia no setor imobiliário, 2025 começou com mais cautela entre empresários da construção civil. Segundo pesquisa do Ecossistema Sienge e Prospecta, 38% dos entrevistados acreditam que o mercado está em queda ou recessão — número três vezes maior que os 12% de 2024.
Apenas 9% acreditam em crescimento acelerado, contra 14% no ano anterior. Os principais desafios? Funding (20%), juros elevados (17%) e restrição ao crédito (7%).
Programas como o Minha Casa, Minha Vida e loteamentos lideram o potencial de crescimento por exigirem menos capital inicial e terem maior flexibilidade — pontos decisivos diante da alta dos juros e dificuldade de crédito.
Enquanto o Sudeste continua na liderança com 32% das intenções de investimento, perdeu espaço para o Centro-Oeste e Norte, que registraram aumento no interesse dos empresários.
O agronegócio impulsiona o Centro-Oeste, enquanto o Norte começa a atrair olhares para o desenvolvimento urbano e potencial de novos polos habitacionais.
A diversificação regional e o foco em habitação popular mostram que o mercado está mais seletivo e estratégico. A RS Gestão Imobiliária está pronta para orientar clientes e investidores sobre as melhores oportunidades em meio a esse novo cenário.
Fonte: Exame
Publicado por: RS Gestão Imobiliária – O imóvel certo, com a gestão certa.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.